O novo Campeão Mundial de Xadrez

O mundo tem um novo Campeão Mundial de Xadrez

Encerrou-se dia 22 de novembro de 2013 a disputa pelo campeonato mundial de xadrez que se iniciou em 09/11/2013. Esse foi um dos mais esperados campeonatos de xadrez de todos os tempos.

O então Campeão mundial de xadrez, o indiano Viswanathan Anand foi desafiado pelo norueguês Magnus Carlsen, um jovem gênio do xadrez, tido como a mais recente renovação no esporte, um legítimo representante da geração dos computadores.

Magnus Carlsen (1º colocado no ranking mundial de enxadristas da FIDE) venceu no início do ano o Torneio de Candidatos, jogado em Londres o que lhe deu a condição de desafiante oficial do Campeão do Mundo.

Carlsen venceu o match previsto para a melhor de 12 partidas vencendo 3 e não sendo derrotado em nenhuma das 10 primeiras partidas o que lhe deu o título antecipadamente com um placar de 6,5 contra 3,5 de Anand (que só poderia chegar aos 5,5 ganhando as duas partidas que faltavam).


O feito de Carlsen na véspera de completar 23 anos, tornou-o o mais jovem campeão mundial de xadrez de todos os tempos, empatando em idade com outra lenda dos tabuleiros o russo Kasparov que também foi campeão mundial com 22 anos (na verdade Kasparov  quando conquistou o título de campeão mundial tinha alguns meses a menos de idade) muita gente torcia por isso.


Confira o duelo Anand x Carlsen pelo campeonato mundial no link




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo