Fábio Freitas x Leonardo Bortolotti - III Copa dos Campeões

Um comentário:

  1. Leonardo Bortolotti.

    Bah, que partida mais complicada! Visivelmente, antes do jogo ambos os jogadores estavam cansados após longos dias de trabalho para ambos. Mesmo assim fui para as complicações logo na abertura com os negligentes a) 7...b5?, e poderia ter me dado muito mal se as brancas tivessem jogado 10.De2! [com jogo melhor] que eu vi no tabuleiro; ou pior ainda com b) 10...Cxd5?? que posteriormente permitiria 13.Cxe5!! [com jogo ganho] que só fui ver em casa, mas depois disso o jogo acalmou e foi prum final equilibrado. Aí tive de sair, dar umas voltas no centro para me concentrar, porque eu percebia que estava disperso e que estava perdendo vários detalhes da posição. Depois das trocas em d2 achei que estivesse um pouco melhor, mas as brancas jogaram o forte plano de Te1-f4 o qual eu não havia previsto, com equilíbrio. As negras novamente procuraram jogo tenso com o ativo 21...d3!?, sacrifício de peão acompanhado por uma adversa oferta de tablas que foi recusada [eu havia calculado algo como 22.Bxd3 Tad8 23.Cc4 Cxd3 24.Txe8 Txe8!? 25.cxd3 Te2 26.Tf2 Te1+ 27.Tf1 Te2=, entre outras variantes igualadas], e as negras então tiveram partida muito mais confortável que as brancas após 22.cxd3, tive de escolher entre 23...Cg4!?, 23...Cxf3 e 23...Bxf3! mas o que joguei foi o pior 23...Bb5? 24.Cxe5!, e meu rival também achou que ficou melhor após a troca dos cavalos. Mas aí Fábio consumiu bastante tempo e a partir daí ficou com menos tempo que eu até o final da partida. O final seguiu, até o lance 34 preto, que depois de jogado certamente seria trocado por 34...g5! se fosse possível com possíveis temas de perpétuo ao rei branco, mas tinha-se jogado 34...Bd3?, jogado para atacar em a5 mas somente fui me lembrar disso no lance 39! Nesse tempo as brancas teriam vantagem incômoda se tivessem jogado b3-b4. Depois do sacrifício de peão a5 das brancas as pretas devolveram-no em f5 e mantiveram-se algo melhor – se as brancas repetem a posição no lance 47.Rf5 as pretas jogariam 47...Bc2 ou 47...Bb1 com vantagem. Mas depois do tardio 50...g5? o jogo mudou para empate, mas na partida eu achei que estivesse muito melhor depois de 53...Tb4+ e 54...a5, as brancas não têm 55.Ta6 para controlar o peão passado preto,55. Th8 não pode ser seguido de Ta8 diretamente pois há Bg2+, 55.Th7+ Rf6 deixa as pretas bem, e 55.Rc5?? simplesmente perde o bispo de f5. Quando comecei a analisar 55.h4 Fábio jogou seu lance antes de eu analisá-lo, e provavelmente h4 é uma ativa opção que iguala o final. Mas não mais depois de 55.Rd6?? que seria respondido com o automático 55...Tb6+.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo