Primeiro Torneio Aberto Garança de Xadrez

Foi o maior torneio do ano de 2012 em Santa Maria, eram 134 participantes que disputaram 7 rodadas suíças de 21 minutos nocaute. A maior parte dos inscritos eram alunos  do Colégio Militar de Santa Maria que sediava o evento. Foi notadamente um torneio estudantil, mas como era um torneio aberto e estava em jogo inclusive premiação em dinheiro, além da quantidade o torneio contou com expressiva qualidade. Na mesa 1 e mesa 2 do torneio atuaram dois ex-campeões gaúchos:  Ivan Boere e Francisco Dejeanne, nessa ordem, com 6,5 e 6 pontos, campeão e vice do torneio. Com a medalha de bronze e o respectivo terceiro lugar no pódio, João Paulo Lucaszczyk, com seu assíduo bom desempenho em nossos torneios, também contribuiu muito com o nível da competição, cujas colocações finais do segundo ao sexto lugar foram decididas nos novos critérios de desempate adotados pela FIDE (confronto direto, número de vitórias, número de partidas com as peças pretas, milésimos com desconto do pior resultado e milésimos totais), critérios que apontaram ainda Diego Moritz, Leonardo Bortolotti e o general Jorge Boabaid, na quarta, quinta e sexta colocação respectivamente, todos com a mesma pontuação do segundo colocado. Bibiana Homercher com 5,5 garantiu o sétimo lugar e os prêmios cumulativos de campeão da categoria sub 15 e primeiro lugar feminino. E para falar mais dos destaques estudantis, Luis Henrique Lopes, do Colégio ManuelRibas, foi o campeão da categoria sub 18 e Gabriel Farias, do Colégio Militar foi o campeão da categoria sub 12. Destaque coletivo também para a Escola Cícero Barreto que graças ao trabalho do professor David Homercher, compareceu no local com um micro ônibus lotado.
O evento valeu pontos para o rating citadino 2012.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. no www.colegiodovagao.com.br, tem

      Excluir
    2. Não, não tem. Manda o link aí se tiver.

      Excluir
    3. disponibilizei fotos no link
      http://www.flickr.com/photos/smxadrez/

      Excluir
  2. Parabéns ao Colégio Militar pela iniciativa do torneio, e a todos os enxadristas que participaram do evento. Santa Maria merece eventos de Xadrez dessa amplitude pela sua história no contesto do xadrez gaúcho ...Abraço aos amigos enxadristas santamarienses.

    ResponderExcluir
  3. Destaque para a comida lá do CMSM, ótima! Sem falar na excelente organização do evento, dá orgulho de ser um enxadrista de Santa Maria.

    ResponderExcluir
  4. O site do Colégio Militar já disponibilizou as fotos.
    http://www.colegiodovagao.com.br/index.php/I-Torneio-Aberto-Garan%C3%A7a-de-Xadrez-do-CMSM.html

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo