A Imortal Universitária!!!

[Pelo Mestre Francisco Horacio Dejeanne]

Com muita satisfação trago, para que todos possam desfrutar, os momentos culminantes de uma grande partida protagonizada por dois jogadores que recém estão aparecendo em nosso cenário enxadrístico local, mas que já apresentam  qualidades, assim como os outros participantes (pois foi um torneio muito renhido e equilibrado), que a continuarem  a serem aprimoradas, teremos, num futuro próximo, um xadrez como há muito tempo não se vê na cidade, com muitos jogadores de alto nível.   

A partida foi jogada por Weslley Huwe Teixeira levando as peças brancas e Martin Cerezer Kolberg com as peças pretas no recente e exitoso Torneio Universitário realizado pelo SMXC que contou com a arbitragem tranquila de Leonardo Bortolotti e desse quem vos escreve.

Diagrama 1

Esta é a primeira posição. As Brancas têm grande vantagem. Dispõem de um peão passado a mais e melhor posição de peças. A T está ameaçada e o C está atacado e pregado no meio do tabuleiro. Martin poderia jogar por exemplo Td7, mas resolutamente (ou desesperadamente) se lança numa aventura em busca de um contra-ataque.

Diagrama 2

1...,Da1+!?? Isto implica na imediata perda de uma peça a troco de alguma aparentemente ilusória chance de salvação. 1...,Td7 2.Tc5, Da1+ 3.Rg2, Ce7 4.a4 e as brancas tem tudo sob controle e devem ganhar sem sobressaltos. 

Diagrama 3


2.Rg2 Este lance também ganha, mas seria mais tranquilo Rh2 evitando o astuto lance seguinte.

Diagrama 4


2...,Ce3!+ Bum! De agora em diante Martin passa a realizar os melhores lances possíveis. Este tipo de jogadas que surpreende o oponente pode ter efeitos psicológicos importantes porque muda repentinamente a caraterística da posição.

Diagrama 5

3.fxe3 Não tinha escolha, se 3.Rh2??,Td2!! ganha.

Diagrama 6

3...,Da2+ Melhor que 3...,Db2+? 4.Rh3,Td2 5.Tc8+,Rg7 6.Dc3+ trocando as D e acabando com qualquer chance das pretas.

Diagrama  7

4.Rh3 A melhor.

Diagrama 8

 4...,Td2 a tudo ou nada, ao Rei preto só resta rezar.

Diagrama 9

5.Tc8+ lance lógico. A tensão só aumentava na sala, todas as outras partidas da rodada tinham acabado e todos acompanhavam o desenlace desta épica batalha. 

Diagrama 10

 5...,Rg7 única.

Diagrama 11

6.Dc3+?! o sinal de lance duvidoso é por conta de que era muito mais lógico e forte 6.De5+! e aqui a engine anuncia mate em 13 lances! A posição da D em e5, além de estar melhor posicionada para o ataque, cumpre também a função defensiva após 6...,Rh6 7.g4! combinando ataque e defesa. 

Diagrama 12

6....,Rh6 Até aqui Weslley, na sua estreia em torneios presenciais, jogou muito bem, mas só um erro (e que erro!) lhe custou a partida. Mas é assim mesmo, é passando por essas situações que se adquire bagagem para ser um forte competidor!

Diagrama 13

7.De5?? Mas agora este lance perde a partida. A imprecisão do lance anterior (Dc3+) levou a um erro decisivo, talvez pensando que era este o lance que deveria ter feito antes o faz agora, mas era fundamental impedir o avanço do peão f preto jogando 7.Df6!

Diagrama 14

7...,Th2+ Como alguém disse em tom de piada há muito tempo: "nunca deixe de dar xeque, pode ser mate".

Diagrama 15

 8.Rg4 Única. E agora?

 Diagrama 16

 8...f5+ Claro! Xeque que vejo, xeque que dou, podia dizer o Martin.

Diagrama 17

 9.Rf4 Agora parece que o R está finalmente bem protegido, mas...

Diagrama 18

 9.Txh4+!! Outra bomba e agora sim com efeitos decisivos.

Diagrama 19

10.gxh4 Já nada salva o R.

Diagrama 20

10...,Dh2# Belíssimo mate que premiou a audácia e criatividade de Martin. Parabéns a ambos pela emocionante partida que nos brindaram!

Um comentário:

  1. Ola, parabens e sucesso Mártin...e oara sru colega tbm

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo