[Análises] Rodada a Rodada do II IRT Clássico SMXC

[Comentários - Leonardo Bortolotti]

Jogar xadrez pensado, clássico, standard, sempre é uma oportunidade especial de jogar xadrez, pois é nessa ocasião que podemos dar o nosso melhor, com todo o tempo do mundo para escolher nossos lances e mandá-los para a CBX e para a FIDE.


As partidas que serão analisadas aqui, estão disponíveis para visualização no chess-results, clicando aqui.


O II IRT Clássico SMXC começou, e na 1ª rodada já haviam dois dos jogadores favoritos se enfrentando. De brancas, eu, Léo Bortolotti, atualmente um dos líderes do ranking SMXC, enfrentando o Campeão Citadino 2022, Telmo Teixeira. Telmo é um forte e experiente jogador, que era muito assíduo nos anos 70 e 80, e agora em 2022 voltou a privilegiar o xadrez de Santa Maria com sua força nos nossos torneios. Como ele não tinha rating FIDE, eu imaginei que qualquer um poderia enfrentá-lo na 1ª rodada. Então, fui emparceirado com ele, e chegamos a seguinte posição, após uma abertura onde consegui impor uma boa iniciativa com as brancas:

Bortolotti x Teixeira, 1ª rodada, mesa 1. Posição após 17.Thd1

Nessa posição, Telmo tirou o roque do rei branco, às custas do atraso de desenvolvimento do seu flanco-dama, e da desorganização das peças pretas, que acabaram deixando seu rei isolado. Aqui ele jogou 17...Td8? deixando escapar os temas de sacrifício em f7, expondo o monarca preto, mas de fato a posição já era de difícil manuseio para as pretas. Conforme ele me sugeriu após a partida, melhor era 17...Bd5 mantendo a posição firme. 

Porém, após jogar sua torre, Telmo permitiu um belo arremate: 18.Bh7+! Rf8 19.Cxf7! Rxf7 20.Dg6+ Rf8 21.Cxe6+! e sua posição colapsou rapidamente, e logo abandonou. 

Após minha vitória na 1ª rodada, meus adversários também venceram seus oponentes. Denian Pedroso, forte jogador do Clube de Xadrez Igrejinhense; Diego Moritz, forte jogador do SMXC que retorna à velha Santa Maria para participar desse IRT, e meu próximo adversário a quem descrevo a seguir, também venceram seus confrontos.

Na 2ª rodada, fui emparceirado de negras contra o forte Victor Maffini, adversário que sempre gera posições agudas e com chances para os dois lados. Nossa última partida, em novembro de 2022, foi na mesma variante da Índia do Rei, onde eu segui com 9...c5 invés de 9...e6 (dessa vez tentei seguir o jogado por Carlsen, no Tata Steel 2019, Grupo A, Giri-Carlsen, ½-½). Essa mudança não me trouxe bons frutos, eu saí da abertura mal, possivelmente tendo caído em uma preparação do meu oponente. Além disso, escolhi uma continuação com o centro fechado, e acabamos chegando à posição abaixo, na qual não disfruto de nenhum contrajogo...

Maffini x Bortolotti, 2ª rodada, mesa 1. Posição após 19...b6

Diferente da partida do Open Monet de Novembro 2022, Maffini optou por uma variante de abertura mantendo a torre em h1, e ao mesmo tempo jogou 19.b4! no lance anterior, o que me surpreendeu muito porque geralmente não se costuma manter seu rei no centro [assim como fiz na rodada 1!]. Mas Maffini estava certo, afinal como o centro estava fechado, não havia a necessidade de rocar tão cedo. Maffini, acertadamente, percebeu isso muito antes de mim, e acabou ficando superior em ambos os flancos.

Após eu jogar b7-b6, esperando angustiado para achar algum contrajogo que não existia, meu rival acertou um golpe tático, também envolvendo sacrifício de cavalo: 20.Cxd6! Dxd6 21.Bh7+! Rh8 22.Ce4 De7 23.d6! Dd8 24.dxc7 De7 [para manter g5 defendido] 25.bxc5 bxc5 26.Td1! preparando Td6 e sacrifício de qualidade em h6, etc, e o branco mantém uma iniciativa gigantesca, e assim como Telmo na 1ª rodada, eu sucumbi e não consegui defender. Belíssima partida! Agora, Maffini, Denian e Moritz seguiam invictos no torneio, e junto deles o professor Fábio Freitas, que empatou com Pedro Roque na 1ª rodada, mas que viria a protagonizar boas partidas nas rodadas seguintes.

Moritz x Denian, 3ª rodada, mesa 1. Posição após 19...Tc8

Agora o 1º tabuleiro trazia outro grande embate: Moritz x Pedroso, que jogaram uma Siciliana, e após uma rápida troca de damas, chegaram ao final acima. Apesar disso, a posição é cheia de possibilidades, com uma posição com pequena vantagem das brancas. Denian jogou o interessante 19...Tc8, que não só defende o peão c6, mas prepara um contrataque oculto nos peões brancos do flanco-dama.

3ª rodada: À frente, na mesa 2, Freitas x Maffini. Ao fundo, mesa 1, Moritz x Denian

Moritz não percebeu os perigos e jogou 20.f4, um dos lances sugeridos pela engine [porém após ver os acontecimentos em retrospecto, parece melhor jogar 20.c5! fixando o peão em c6 e preparando um b3-b4 rápido]. Porém, após f3-f4 Denian jogou o belo 20...a5! e Moritz, percebendo a eminente ameaça de a5-a4 quebrando sua estrutura, surpreso jogou ele próprio 21.a4 e agora, de repente, suas possibilidades reduziram muito no flanco-dama. Após um final de muitas manobras, Denian deu uma lição de jogo posicional e venceu Moritz, reforçando sua posição como mesa 1 do torneio.

Freitas x Maffini, 3ª rodada, mesa 2. Posição após 23.gxf3

Nessa posição nada clara, Maffini obteve um forte ataque e boas chances de vitória. Tudo indicava que seguiria rumo à mesa 1 na próxima rodada. Contudo, a sequência correta era nada óbvia, e de fato ele não conseguiu manter o caminho correto do ataque. Ele jogou aqui 23...Dh6? que é um lance que ainda ganha, porém diminui muito a vantagem [melhores eram 23...Cf4! ou 23...Cb4! tirando o cavalo de d3 e mantendo a pressão]. Fábio aproveitou a chance e eliminou o cavalo negro com 24.Bxd3!, e agora Maffini confundiu-se novamente e jogou 24...Dxh2?? [24...Dh3+! 25.Re1 Dh4! ainda manteria o ataque fluindo], provavelmente deixando escapar 25.Bc5! e de repente o branco consegue reestabelecer a defesa do ponto f2 e segue com manifesta vantagem material. Freitas defendeu na ponta dos dedos essa difícil posição, e seria ele o próximo adversário de Denian na mesa 1, na rodada seguinte. 
Após a 3ª rodada, Denian já era o líder isolado do torneio, com 3 pontos e 100% de aproveitamento, seguido por Fábio com 2½ pontos e um grande grupo de jogadores com 2 pontos logo atrás.

4ª rodada: Denian x Freitas jogaram uma Abertura Ruy Lopez, Variante das Trocas

Após a fase da abertura dessa partida, ambos os jogadores trocaram damas, porém fizeram roques opostos, o que sempre leva a um jogo agudo. De negras, o professor Fábio, conseguiu expor o rei de Denian, jogando a linha com h7-h5 apoiando o Bg4 preto após ter sido ameaçado com o lance h3 de Denian, que já tinha o rei rocado em g1. Após os jogadores lançaram seus ataques em ambos os flancos, Fábio chegou mais rápido, e após um sacrifício de qualidade do professor, e devolução da qualidade de Denian, seguiu-se para um final com um peão a mais para Fábio, na posição do final de torres abaixo:

Pedroso x Freitas, 4ª rodada, mesa 1. Posição após 48...b2+ 49.Rc1

No apuro mútuo de tempo é especialmente difícil jogar corretamente um final de torres como esse. De fato, parece que o preto tem obstáculos para converter a vitória, mas colocando a posição na engine, encontra-se o ganho que é bastante instrutivo: 49...Rc3! 50.Txd6 b2+ 51.Rb1 c5! 52.f4 Ta4! e ganham [mas claro que no apuro de tempo ainda era possível jogar um lance como 52...Txf4?? e agora 53.Tf6! empataria a partida de novo].
Porém, nada disso ocorreu: ambos os jogadores tinham pouquíssimos minutos restantes no relógio, e assim Fábio jogou 49...dxe5??, e após 50.Txc6+ a partida rapidamente terminou em tablas. 
4ª rodada: Maffini x Moritz jogaram outro eletrizante final no apuro de tempo

Outra partida importante para o torneio aconteceu na mesa 3 entre Maffini e Moritz, afinal qualquer um deles poderia tranquilamente chegar a 4 pontos na classificação final. Após um bom e sólido peão-dama no lance 1, como de costume, Maffini obteve uma constante iniciativa fluindo de brancas, até pelos lances 30, mas Moritz conseguiu firmar uma boa resistência, até que ambos entraram no apuro de tempo, com uma posição muito complexa nas mãos de ambos. Cheios de possibilidades e eventuais erros, finalmente alcançaram a posição crítica, do diagrama abaixo.

Maffini x Moritz, 4ª rodada, mesa 3. Posição após 43.d7

Na posição, Maffini jogou um avanço de peão, mas escolheu o peão errado para avançar. Jogou 43.d7?? que perde a vantagem [correto era 43.h6+! Rxh6 44.Tb7! e a ameaça de mate em h7 decide a partida]. Mas Moritz devolveu imediatamente o presente: jogou o otimista 43...Cf4?? [invés do firme 43...Td2! controlando o peão-d branco, que, segundo a engine, equilibra]. Claro que Cf4 ameaça mate em 3, não fosse o detalhe de que jogam as brancas primeiro! Maffini acertou o desfecho e encontrou  a ideia final: 44.Txg5+ Rh6 [outras fugas de rei perdem também] e o fino aqui é 45.Tg6+! que passou despercebido por Moritz, e o força a abandonar nos lances seguintes. Que bela partida!
Denian mantinha-se como o líder isolado do torneio após a 4ª rodada, com 3½ pontos, seguido de perto por Fábio, Maffini, Telmo que também entrou na briga, e por mim Bortolotti, todos com 3 pontos. Agora, restava apenas a última rodada, e houve então outro dos confrontos mais esperados do torneio!

A última rodada trouxe a partida entre os primeiros tabuleiros do torneio.

Eu perdi uma série de partidas blitz, inclusive uma no lichess há mais de 1 ano atrás, para o Denian em uma variante específica da Siciliana Paulsen, 1.e4 c5 2.Cf3 Cc6 3.d4 cxd4 4.Cxd4 Cf6 5.Cc3 e6 6.Cdb5 Bb4, e eu sabia que se quisesse jogar isso contra ele novamente, precisaria ou desviar antes (como jogar 2.g3 ou 2.c3) ou preparar alguma subvariante específica que pudesse animar a partida de um modo diferente. O normal aqui seria 7.a3, como ele mesmo me explicou em uma partida blitz em dezembro, mas então eu descobri essa linha com 7.Bf4 e imaginei que ele seguiria com 7...0-0 que é a variante mais sólida. Também eram possíveis as opções 7...Cxe4!? ou 7...e5, e esta última foi a que ele jogou, e após 8.Bg5 chegamos à posição abaixo:

Bortolotti x Pedroso, 5ª rodada, mesa 1. Posição após 8.Bg5

Aqui Denian jogou 8...a6? e aqui eu já não tinha preparado mais nada, exceto o fato de que agora meu objetivo seria evitar o lance libertador d7-d5 que costuma ser o lance chave das pretas nessa variante. O fato é que a6 perde um tempo importante [melhor seria 8...0-0 com uma posição sólida, sugerido por ele mesmo após a partida]. Porém Denian provocou o xeque em d6, que é inofensivo para as pretas na maioria das variantes dessa Siciliana Paulsen, mas nessa posição específica é comprometedor de fato, ao que parece, devido ao peão preto estar em e5 e não em e6. Seguimos com 9.Cd6+ Re7 e agora 10.Bxf6+! foi um lance inesperado, tanto por ele quanto por mim mesmo, que me deparei com essa possibilidade e deduzi que deveria ser muito forte. Normalmente se joga Cf5+ invés de BxC, mas essa captura em f6 me chamou a atenção porque notei que existem temas envolvendo f7 (Bc4, Df3, etc).
Depois disso a barrilda rapidamente veio a meu favor: 10...gxf6 11.Cf5+ Rf8 12.Bc4 d6 13.Dh5! e, aplicando o setup do mate pastor, o branco já tem uma vantagem decisiva. Até que, eventualmente, Denian abandonou, o que me daria a chance de vencer o torneio na última rodada!!! Mas ainda dependeria de alguns resultados...

5ª rodada: o então invicto Fábio Freitas enfrenta Telmo Teixeira, que vem de 3 vitórias seguidas

Agora, como Denian havia ficado com 3½ e Moritz alcançaria no máximo 3, restaria ver quem mais chegaria a 4 pontos, empatado(s) comigo. A principal partida para mim era a do Maffini, que enfrentava de negras Ângelo Dutra na mesa 3. Supondo que Maffini vencesse, me venceria no confronto direto, primeiro critério de desempate do torneio, após aquela fatídica partida da 2ª rodada. 

Por isso, outra das partidas que me causava grande expectativa era a de Fábio Freitas contra Telmo Teixeira:
1 - Se o Fábio vence, afasta a possibilidade de desempate pelo confronto direto, uma vez que não houve o confronto Freitas x Borto, porém esse resultado eleva o desempate Buchholz do Maffini - visto que o prof. Fábio foi um dos adversários dele - então Maffini seria beneficiado; ou
2 - Por outro lado, se o Telmo vence, também ocorre o mesmo cenário de não haver confronto direto, pois tampouco houve o confronto Maffini x Telmo, mas referente aos Buchholz agora seria o inverso, eu seria o beneficiado por esse resultado, afinal Telmo foi um dos meus oponentes. 
Portanto, de qualquer forma, indo para os Buchholz, qualquer um de nós poderia ser o Campeão, e essa era minha única chance de vencer o torneio.

Freitas x Teixeira, 5ª rodada, mesa 2. Posição após 12...Rf8

Para a minha sorte, além do Maffini ganhar uma peça do Ângelo em determinado momento da sua partida da 5ª rodada, Telmo também ganhou uma peça contra Fábio, ou melhor, foi Fábio quem a sacrificou... Na posição acima, Fábio possui uma boa vantagem de brancas, assim como na maioria das partidas desse IRT, onde, em geral, as brancas impuseram seu ritmo de jogo sobre as negras. Porém, aqui Fábio falhou em aproveitar o fato de que o rei preto perdeu o roque.
As brancas jogaram o agressivo e tentador 13.Cxf7? [mais firme seria 13.Bh4! mantendo a cravada e a pressão na posição das pretas, possivelmente ameaçando um f4-f5, com vantagem] e após 13...Rxf7 14.Bc4 Re8! 15.Bxe6 Bxe6 16.exd4 Tf8! [seguido por Rf7 e Rg8, fazendo a famosa manobra do roque artificial] acaba com as possibilidades de ataque das brancas e esconde o rei preto, ao mesmo tempo em que consolida a superioridade material das negras.
Posteriormente, Telmo converteu com relativa tranquilidade sua vantagem material, e assim como Maffini que também converteu sua peça a mais em vitória, chegaram juntos a 4 pontos, assim como eu. E assim saiu o resultado: ganhei deles nos milésimos Buchholz, segundo critério de desempate do torneio, pois meus outros adversários, René Rodriguez da 3ª e Luiz Carlos Konflanz da 4ª rodada, também fizeram relativamente um bom torneio, o que me beneficia por tabela. Que sorte a minha!

Após finalizado o torneio, lancei no Swiss Manager o Rating SMXC do pessoal, e a variação do nosso rating ficou assim. Esse rating será atualizado para a lista de fevereiro do Ranking SMXC. Veja abaixo:


E foi isso, um belo torneio, muito emocionante e extremamente acirrado. Fiquei muito feliz por ter vencido um torneio desse nível! O próximo IRT Clássico SMXC será realizado em abril, e depois faremos outro em novembro. Os vencedores desses torneios (ou quem mais quiser postar aqui no blog) fará as próximas matérias! Que venham os próximos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo