Leonardo Bortolotti x Fábio Freitas - III Copa dos Campeões

Um comentário:

  1. Nessa partida, as brancas cedo ficaram com débeis Peões dobrados no Flanco-Dama, mas em troca obtiveram boa compensação, que resultou em um peão a mais e uma subsequente vantagem central. Fábio disse que a partida era equilibrada, tentou um contra-jogo atacando e tomando as debilidades brancas para compensar o Peão de menos, mas isso deu tempo às brancas armarem um forte ataque contra o Rei preto. 24.e5! foi o meu primeiro lance forte, e acho que a partir daí a vantagem branca foi mais séria, com o plano de seguir com e5-Re4-Td1, dominando completamente o centro do tabuleiro. Mais tarde eu vi 30.Td3, mas preferi 30.h3, mas logo mudei de ideia quando ele jogou 30...Tb6, porque eu simplesmente esqueci que não teria como defender b3. Mas então passei a pensar em outro ponto: 'd8'. Quando ele jogou Tc8-c6 eu percebi que no futuro poderia tentar algo como o tema de Ba5-d8-f6-Td8#, e percebi que essa seria a hora! As brancas jogaram precisos lances finais de ataque 31.Ba5! 32.Td8+ 33.f5! 34.Tb8! [nesse ponto quase que não jogo isso, já que havia esquecido novamente 32...b6, mas imediatamente percebi que o branco mantinha vantagem] e 34.f6+!? [Considerei 34.Bxb6! que é o mais preciso, mas 34.f6+ é mais prático, mais forçado e unindo estrondosos peões passados!] e aí a vantagem branca era decisiva.

    Gostei do meu jogo nessa partida. Embora eu não tenha visto dois lances óbvios 30...Tb6 [talvez, sem querer, eu tenha induzido esse erro quando joguei o quieto 30.h3 e, segundo o computador, Tb6 foi um erro] e 33...b6 [forçado, eu estava considerando apenas 33...gxf5+ 34.gxf5 f6, embora achasse que o branco estaria muito melhor], rapidamente percebi as melhores respostas, segundo o computador.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo