Nairo Prado x Leonardo Bortolotti - III Copa dos Campeões

2 comentários:

  1. Na abertura Reti escolhida por Nairo, as brancas jogaram algo passivamente com lances como Bd2, Te1 etc, de modo que as pretas devem estar algo melhores após 13...axb5. De fato, após as trocas a vantagem preta subiu bastante, e em um jogo de mestres seria já decisiva, segundo qualquer engine, embora eu preferisse pensar que "as pretas estão melhores". Os lances 18...d5! 19...Bc5! 20...Da7! 21...Ta8! foram os melhores da posição, e as pretas estavam muito perto de consolidar a vantagem se não tivessem mergulhado de cabeça numa ideia furada: a troca de damas, após 22...Da6?!, mas principalmente após 25...Dxa4? [25...Db8 as pretas remanescem melhores, embora a vantagem caia um pouco]. Após a troca a partida se iguala. Mas após 26...Cb8? [com esse lance eu já demonstrava que estava contentado com o empate, visto que eu havia perdido minha vantagem] as brancas entram numa variante praticamente "forçada" 27.Tc8 Cfd7 28.b3 f6 29.Cb2 Rf7 30.Cd3 [claramente os melhores lances] 30...g5!? e aqui se 31.Cxb4? segue 31...Bxb4 32.Txb4 Txa5 33.Tbxb8 Cxb8 34.Txb8 Ta1+ 35.Rg2 g4!? seguido por Tb1, com empate teórico. Mas após o óbvio 31.Cc5! [fui vê-lo após ele jogar 27.Tc8, aí já era tarde demais... Eu já havia jogado 26...Cb8 e entrado nessa enrascada] a vantagem branca é abrumadora, ao menos até o especulativo 35.Txc7?! [decisivo era 35.Tb7!!+-], após o qual a posição é inclusive melhor para as pretas novamente. Mas como eu estava já em apuros de tempo, e como não gosto de jogar defensivamente, cometi duas tolices com 37...Ta7? [ele podia já jogar 38.c6!, essa sim era a hora de 37...Rd8] e 39...Rd8?? que perde no ato. Meu plano era Ta7-Rd8-Rc7, mas não consegui jogar este último a tempo, senão poderia consolidar a vantagem.

    Por outro lado, embora eu tenha perdido a partida, vi que meus cálculos e pressentimentos durante a partida eram quase sempre certos, mesmo eu tendo perdido no final.

    ResponderExcluir
  2. A sim, as alternativas para 26...Cb8? eram várias, como vi durante a partida: 26...Ce4, 26...Be7, 26...Ta6. Com qualquer um a máquina dá grande vantagem ao preto. Inexplicável, então, 26...Cb8?. Eu havia subestimado a entrada de torre a c8 após a troca de damas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo