Lista de Rating Rápido SMXC - Junho 2022

Lista de Rating FIDE ao vivo. Fonte: https://2700chess.com/ 

O SMXC tem realizado torneios mensalmente desde o retorno das atividades após a pandemia. Destes, alguns são IRT - International Rating Tournment, válidos para cálculo de rating FIDE (também conhecido como rating internacional, calculado pela Federação Internacional de Xadrez) e rating CBX (rating nacional, calculado pela Confederação Brasileira de Xadrez).

Dentre esses eventos, são realizados também os torneios "caseiros", que dispensam o pagamento de taxas às entidades FIDE e CBX, de modo que aplicamos apenas um cálculo local, para efeitos de criação e manutenção de um ranking santamariense. 

Jogadores novatos iniciam com rating inicial de 1800 pontos, o qual decresce em 50 pontos abaixo dos 18 anos e a cada 2 anos, ou seja: Sub-18 inicia com 1750; Sub-16 inicia com 1700; Sub-14 inicia com 1650, e assim sucessivamente. 

Na medida que o jogador joga um número elevado de partidas, seu rating torna-se mais estável. Por exemplo: para os 10 primeiros torneios, o Fator-K (é um multiplicador da fórmula de cálculo) é 40, e daí em diante esse fator cai permanentemente para 20, valor o qual é tomado como padrão para o rating rápido da FIDE. Então o rating do jogador tende a ser mais estável do que os jogadores com K=40.

Dessa forma, o SMXC vem divulgar a lista de xadrez rápido de junho 2022, atualizada após o torneio 164 Anos Cidade de Santa Maria, disputado em maio de 2022 e divulgado aqui no blog. Essa listagem traz o Rating SMXC, o qual será utilizado como o segundo critério de emparceiramento do próximo torneio caseiro, a ser realizado na data provável de 18 de junho de 2022. O primeiro critério será o rating FIDE.

LISTA DE JUNHO 2022 RATING SMXC - CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo