[Análise] Zurich 1953 Geller - Euwe. O Ataque é a Melhor Defesa!


[Autor: Luiz Guilherme Heberle Brum, 14/03/2023]


Considerada uma das melhores partidas ocorrentes no torneio de candidatos de Zurich 1953, a batalha aqui exposta entre Geller e Euwe traz brilhantismo.

As brancas iniciam com um poderoso ataque na ala do rei com o sacrifício do peão de c. Esse ataque dá a Geller a esperança da vitória, fazendo com que as pretas realizem um contra-ataque na ala da dama, como tradicionalmente acontece. Contudo, Euwe possui duas ideias marcantes:

Utilizar as diagonais disponíveis na ala da dama para atacar diretamente a ala do rei;

Atrair as forças inimigas para sua própria área, cortando a ligação de tais peças com a defesa de seu próprio rei.

É uma das partidas mais emblemáticas e indispensável seu estudo, para visualizar as peças brancas em um ataque iminente ao rei das pretas, e aos poucos, ver as pretas transferindo suas forças pelas rotas disponíveis, ganhando espaço bloqueando as peças das brancas.


Para visualizar a partida em PGN, clique aqui:

https://lichess.org/fShDmatP#0


Geller – Euwe (defesa Nimzoíndia)

1.    d4 Cf6

2.    c4 e6

3.    Cc3 Bb4

4.    e3 c5

5.    a3 Bxc3+

6.    bxc3 b6

7.    Bd3 Bb7

8.    f3 ..

Uma pequena mas significante sutileza na abertura: as pretas substituem .. b6 e .. Bb7 para um mais comum ..Cc6 e .. 0-0; e as brancas, que falharam em responder corretamente com Ce2, agora devem gastar um tempo extra preparando o e3-e4. Alguns detalhes não devem ser subestimados, mas também não devem ser supervalorizados. Ocasionalmente, pode-se dizer que a vantagem das brancas está no seu direito ao primeiro movimento: se perder um tempo, logo, passará a vantagem para as pretas. Falando de forma prática, entretanto, a vantagem de jogar de brancas se resume em uma maior liberdade de escolher qual plano o jogo deverá seguir e, uma vez estabelecido, a perda de um simples tempo não é nada tão sério.

8.    .. Cc6

9.    Ce2 0-0

10.  0-0 Ca5

11.  e4 Ce8

As pretas retornam seu cavalo para prevenir o garfo com Bg5, e poder responder o f3-f4 com f7-f5, bloqueando a ala do rei. As brancas, portanto, protegem f5 antes de avançar seu peão de f. Seria sem sentido defender a peça de c4 agora: tal peão foi condenado pelo quinto movimento das brancas.

12.  Cg3 cxd4

13.  cxd4 Tc8

14.  f4 Cxc4

15.  f5 f6

16.  Tf4 ..

O ataque das brancas tornou-se bastante ameaçador. O último movimento das pretas foi necessário para prevenir a intenção das brancas de jogar o peão em f6, e então, depois de 16.. Cxf6, prender o cavalo, acumulando sobre o rei o poder de fogo da dama, torre e 3 peças menores. Mesmo agora, as brancas precisam de apenas 2 movimentos para transferir sua torre e dama para a fileira h, e assim poderá parecer que nada salvará o rei das pretas.

Ewue, entretanto, não é facilmente perturbado. Lembrando que em sua vida, Ewue jogou mais de setenta partidas contra Alekhine, o atacante mais feroz de seu tempo.



16.  .. b5!

O começo de um notável plano. Claramente, qualquer manobra defensiva na ala do rei está condenada, desde que ela envolva peças com um raio de atividade inconsequente (.. Tf7, .. De7, etc.)m Mas as pretas tem uma outra fonte de defesa: o contra-ataque! O bispo em b7, a torre em c8, e o cavalo em c4 estão em uma ótima posição; tudo o que resta é trazer a dama. O básico para este contra-ataque é a preponderância das pretas nas casas centrais. Com 16.. b5, as pretas trazem o reforço ao cavalo de c4 e abrem caminho para a dama em b6. Ainda assim, não se pode deixar de pensar que suas operações são muito pequenas e tardias: o cálculo intenso e uma defesa impecável são necessários.

17.  Th4 Db6

Fixando a dama das brancas na defesa do peão de d, as pretas previnem o pretendido Dh5. Após 17. Dh5 Db6 18. Ce2 Ce5, a torre é incapaz de chegar em h4.

18.  e5 Cxe5

19.  fxe6 Cxd3

20.  Dxd3 Dxe6

Todos os movimentos das brancas requerem análises detalhadas e precisas. Aqui, por exemplo, o natural 20 exd7 falhará para o 20.. Dc6.

21.  Dxh7+ ..

Por isso, as brancas colapsaram, depois de tudo, por um custo insignificante. Mais uma vez, a posição das pretas parece crítica.

21.  .. Rf7

22.  Bh6 Th8

Se o movimento n° 16 das pretas foi o início de seu plano estratégico de contra-atacar, então esse sacrifício de torre é um golpe estratégico fundamental, com o objetivo de atrair a dama branca para o mais longe possível, sem proteger a casa de c2, enquanto ataca o rei preto.

23.  Dxh8 Tc2



Ameaçando mate em poucos lances: 24.. Txg2+, 25.. Dc4+, etc. Uma análise detalhada, exigindo mais do que apenas uma semana para a época (visto não existir stockfish ou outra engine para auxiliar – ano da partida exposta é 1953), mostra que as brancas poderiam se salvar do mate achando “alguns” precisos lances muito difíceis. Primeiro, ele deveria jogar 24. d5; se então 24.. Db6+ 25. Rh1 Df2 26. Tg1 Bxd5, as brancas se salvam com Te4!; e no imediato 24.. Bxd5, não. Td4 – apenas 25. Td1! Funciona: a´[os 25.. Txg2+ 26. Rf1 gxh6, nem 27. Txh6 ou 27. Txd5: novamente, o único lance é 27. Dxh6. As pretas ainda terão o bispo e 2 peões pela torre, o que deixaria com boas chances de vitória, considerando a posição aberta do rei das brancas. É evidente que Geller não teve chances práticas de encontrar todos os lances expostos.


As análises mostraram que a ideia .. Tf8-h8 era na verdade um pouco prematura, e fazer .. Tc4 primeiro seria melhor. Entretanto, para todos nós que amamos o xadrez, é dificultoso concordar com isso. Lances como o 22.. Th8 são inesquecíveis.

24.  Tc1 Txg2+

25.  Rf1 Db3

26.  Re1 Df3

E as brancas abandonaram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo