[Pós Jogo] III IRT Clássico SMXC

Altas emoções até a última partida do torneio

[Autor: Victor de Lima Maffini, 26/04/2023]


No último domingo tivemos a conclusão de mais um evento organizado pelo Santa Maria Xadrez Clube. Entre os dias 21 e 23 de abril, foi realizado o III IRT Clássico SMXC no Círculo Militar de Santa Maria. Contando com 30 inscritos, dentre os quais dois Mestres Nacionais e um Candidato a Mestre, foi o maior e mais forte torneio clássico realizado pelo clube. O grande destaque, entretanto, foram os jovens jogadores que compuseram o pódio ao final do torneio.


Já na segunda rodada, Frederico Jardim (11 anos) x NM Fábio Pavão, 1-0!

As duas primeiras rodadas do torneio foram disputadas na sexta-feira, feriado de Tiradentes. Após uma primeira rodada sem grandes surpresas, tivemos um primeiro vislumbre de uma das revelações da competição: o jovem Frederico Jardim, de onze anos, venceu o Mestre Nacional Fábio Pavão em 21 lances. Três mesas acima, Alan Cardoso empatou com o Candidato a Mestre Kleber Zimmermann após 58 lances e mais de três horas de partida, com ambos os jogadores entrando no apuro de tempo.

Na mesa 1, outra revelação, o santa-cruzense Alexandre Genehr, de 15 anos, venceu o Mestre Nacional Danyel Oliveira jogando contra um Gambito Benko. Alexandre foi bem sucedido ao segurar a pressão na ala da Dama e criar um peão passado, entrando em um final superior.

A terceira rodada ocorreu no sábado logo às 09h00 e já mostrava a força da nova geração do xadrez gaúcho, com três jogadores menores de 18 anos nas duas primeiras mesas. Na mesa 1, Alexandre voltou a surpreender quem quer que se deixasse enganar pela defasagem do rating FIDE ao vencer o presidente do SMXC e segundo maior rating do torneio, Leonardo Bortolotti. Na mesa ao lado, Frederico Jardim também manteve os 100% de aproveitamento ao vencer o campeão da 2ª Etapa do Circuito SMXC de xadrez rápido, Bernardo Levermann, de 13 anos.

À tarde, os dois únicos jogadores com três vitórias em três jogos, empataram na quarta rodada, permitindo que o CM Zimmermann igualasse em pontos ao vencer de negras na mesa 2. Os NMs também venceram de negras na rodada, afunilando a briga pelo topo da tabela, de modo que à noite se desenrolassem alguns dos confrontos mais aguardados do torneio: o experiente CM Zimmermann contra o prodígio Frederico Jardim na mesa 1; o NM Fábio Pavão alcançando a mesa 2 para enfrentar Alexandre Genehr, após boa recuperação nas duas rodadas anteriores; e o confronto entre os dois maiores ratings ao início do torneio, o NM Danyel Oliveira contra Leonardo Bortolotti na mesa 3.

Após empate na mesa 1, vitória das negras na mesa 2 e vitória das brancas na mesa 3, a maratona de jogos no sábado chegou ao fim (classificação parcial abaixo). Restando apenas duas rodadas a serem disputadas no domingo.

Classificação após a rodada 5

Na manhã de domingo, a primeira das rodadas decisivas prometia grandes emoções. Alexandre voltou para a mesa 1, agora para enfrentar CM Zimmermann, enquanto Frederico Jardim foi emparceirado com as peças brancas contra NM Danyel Oliveira. Depois de quase três horas, a rodada terminou com empate nas três primeiras mesas, permitindo aos vencedores das mesas 4 a 7 sonharem com um futuro melhor e, quem sabe, uma chance de pódio após a última rodada.

A rodada decisiva começou com o duelo de conterrâneos, Bernardo e Alexandre logo na mesa 1, decidindo o vencedor do torneio. Bernardo foi emparceirado com as peças brancas, enquanto Alexandre liderava o torneio de forma isolada com meio ponto de vantagem sobre os demais. A vitória (e o título) de Alexandre vieram depois de 26 lances contra uma abertura inglesa. Na mesa 3, Frederico perdeu a invencibilidade depois de aceitar o Gambito da Dama de Victor Maffini em uma partida emocionante que não diminuiu o brilho de uma performance que o garante entre as grandes promessas do estado no xadrez.

Na mesa 4, Cléberson Magalhães e Michel Cruz, ambos sócios do SMXC, protagonizaram um duelo entre militares, valendo o título na categoria ao vencedor, caso o também militar NM Danyel Oliveira tropeçasse na mesa 2 contra Zimmermann. Foi essa a partida que decidiu os últimos lugares do pódio (foto de capa da matéria). 68 lances e três horas depois, contra a pressão do tempo e de um peão passado, o Candidato a Mestre Kleber Zimmermann demonstrou toda técnica necessária para segurar o ímpeto de Danyel e limpar os peões da ala do Rei, levando uma vantagem decisiva de três peões no final de torres. Michel Cruz venceu de negras na mesa 4, garantindo um lugar ao sol.

Classificação final do torneio

Assim chegou ao final o III IRT Clássico SMXC. Com seis cidades de dois estados representados entre os trinta participantes, o evento foi um sucesso. O salão disponibilizado pela diretoria do Círculo Militar se mostrou excelente para a prática do xadrez clássico, permitindo aos jogadores e acompanhantes desfrutarem de um ambiente limpo, silencioso e bem organizado. O Santa Maria Xadrez Clube reitera a gratidão pela presença e esforço de todos envolvidos e estende o convite para o próximo torneio, o IRT Rápido pelo aniversário da cidade de Santa Maria, a ser disputado no dia 20 de maio (em breve folder e regulamento).

Os 5 premiados da Categoria Geral, junto do Leonardo Bortolotti, atual presidente do SMXC

Foto de encerramento do evento

Álbum do Google Fotos do torneio:


Siga o Instagram do clube:




2 comentários:

  1. NM danyel oliveira27 abril, 2023 13:19

    excelente descriçao dos acontecimentos do torneio , excelentes jogos e revelaçoes por mais campeonatos assim!

    ResponderExcluir
  2. Foi um excelente torneio. Parabéns aos organizadores.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo